o cavaquinho

O cavaquinho está ligado às manifestações populares e folclóricas. Autores como Oneyda Alvarenga e Mario de Andrade, são unanimes e assinalam a origem portuguesa deste instrumento.

 

Cavaco significa “restos de madeira”. Já cavaquinho, tornou-se uma forma carinhosa para nomear o instrumento. O cavaquinho foi levado de Portugal para a Ilha da Madeira e posteriormente foi trazido para o Brasil.

 

Além de ser um instrumento harmônico e melódico, o cavaquinho e também é um instrumento ritmico. A afinação natural do cavaquinho é: ré, si, sol, ré, contadas de baixo para cima, podendo variar de região para região. Suas cordas são de aço e em geral toca-se utilizando uma palheta. Palheta é um pequeno objeto, normalmente de plástico, de formato vagamente triangular, utilizado para se friccionar as cordas .

 

O cavaquinho está presente em conjuntos regionais de choros, no samba, na MPB e entre outros generos e estilos musicais. A partir da década de 1950 passou a ser utilizado mais como instrumento solista. O mestre Waldir Azevedo, compositor e cavaquinista foi um dos responsáveis por popularizar esse riquíssimo instrumento junto à cultura brasileira.

 

Há no Brasil atualmente, em todas as regiões, várias pessoas desenvolvendo um belíssimo trabalho com o cavaquinho, seja profissionalmente ou por hobby. Vale ressaltar ainda, que a Universidade Federal do Rio de Janeiro, disponibiliza habilitação em nível de bacharelado neste sublime instrumento.   

 

 

Cavaquinho Batuta

         Aprimorando a Sensibilidade Humana


© 2050 por Cavaquinho Batuta. All rights reserved.

Siga-nos
  • w-facebook
  • w-youtube